quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Decisão: São Paulo e Corinthians duelam no Morumbi


Mais de 45 mil torcedores estarão presentes no jogo de hoje entre São Paulo e Corinthians no Morumbi às 21h50 no único clássico regional da 25ª rodada. O vice- líder do campeonato e o terceiro colocado, respectivamente, vão a campo em clima de guerra. A diferença entre os dois times na tabela é de um ponto e o duelo de hoje a noite pode servir para o São Paulo se distanciar do rival ou é a chance do Corinthians  deixar a crise para trás.

Poucas pessoas acreditam que o placar termine igual. Como disse o colunista do jornal O Estado de S. Paulo Antero Greco “Mesmo um prosaico empate trará frustrações de lado a lado. É partida para embalar o vencedor e desnortear o perdedor”. E a derrota para um dos dois lados vai influenciar bastante na disputa pelo título.

O Corinthians vem de 5 derrotas nos últimos 7 jogos e o técnico Tite está com a corda no pescoço. O time do Parque São Jorge vai entrar em campo com mudanças no sistema defensivo. Sai Chicão e entra Wallace enquanto o lateral Ramón, machucado, dá lugar a Paulo André. Assim, a defesa é formada com Alessandro na lateral direita, Wallace e Paulo André são os zagueiros e Leandro Cástan joga improvisado pela esquerda (opção de Tite). O meia Alex se recuperou da pancada no rosto que sofreu contra o Santos e deve ir para o jogo. 

O lado do São Paulo não tem grandes problemas. Adilson Batista vai com praticamente todo o time titular. O técnico conta com a volta de Dagoberto (suspenso no último jogo). A má notícia fica por conta de Luís Fabiano,o centroavante não foi relacionado para a partida e não vai reestreiar hoje à noite.

Esse ano, os dois jogos entre as equipes foram marcantes. O primeiro, pelo Campeonato Paulista em março, foi quando o goleiro Rogério Ceni marcou seu centésimo gol na carreira contra seu maior rival, na vitória tricolor por 2 a 1 quebrando um tabu de 4 anos sem vitórias dos são paulinos. O segundo jogo, válido pela 6ª rodada do Brasileirão, marcou a goleada corintiana por 5 a 0, com direito a 3 gols de Liedson, falha de Rogério e gritos de “olé”. O zagueiro Rhodolfo, do São Paulo, está no mesmo clima de “revanche” que toma conta dos torcedores. “Estou esperando essa partida faz tempo. Não é um jogo comum”, disse.

O “majestoso” já aconteceu 52 vezes no Campeonato Brasileiro e o Corinthians tem uma boa vantagem sobre o rival. O “Timão” tem 22 vitórias contra 12 do São Paulo e 18 empates.

Mesmo com casa cheia para o jogo de hoje à noite, o time do Parque São Jorge não perde no Morumbi para o rival desde 2007. A última vitória tricolor em seu estádio foi no Campeonato Paulista. Placar final de 3 a 1, gols de Lenílson, Rogério Ceni e Leandro para o São Paulo e Wilson descontou.

Rivalidade. A “rixa” entre os dois times cresceu muito nos últimos anos. Um dos principais fatores deve-se as intrigas entre os presidentes das duas instituições. Andrés Sanches, presidente do Corinthians, e Juvenal Juvêncio, do São Paulo, trocaram várias ofensas na mídia e isso afetou os torcedores. Outro aspecto que influenciou essa rivalidade foi a escolha do futuro estádio do Corinthians (Itaquerão) como sede em São Paulo da Copa de 2014. O Morumbi era a primeira opção, mas problemas da diretoria do São Paulo com integrantes da FIFA e da CBF excluíram o estádio da Copa.

Por conta dessa rivalidade, a polícia terá trabalho dobrado no “Majestoso” de hoje.  O objetivo é evitar confusões nos arredores do estádio e identificar possíveis locais de brigas depois da partida.

Escalações:

São Paulo: Rogério Ceni, Piris, João Filipe, Rhodolfo, Juan, Wellington, Carlinhos, Casemiro, Cícero (Rivaldo), Lucas e Dagoberto. Técnico: Adilson Batista
Corinthians: Júlio César, Alessandro, Wallace, Paulo André, Leandro Cástan, Ralf, Paulinho, Alex, Willian, Liedson, Emerson. Técnico: Tite
Juiz:  Wilson Luiz Seneme


Outros jogos. As partidas da 25ª rodada do Brasileiro começam nesta quarta às 20h30. O Fluminense recebe o Avaí em busca de uma vaga na Libertadores, o Cruzeiro vai até Coritiba enfrentar o Coxa, América-MG joga em casa contra o embalado Santos e o Bahia recebe o Atlético-PR. Mais tarde, às 21h50, além do “Majestoso”, o Inter vai até Florianópolis enfrentar o Figueirense e  Atlético-MG joga em casa contra o Flamengo para tentar sair da zona da degola. Na quinta, o Palmeiras recebe o Ceará para continuar sonhando com a vaga na Libertadores. O líder Vasco joga contra o Atletico-GO em São Januário e  Grêmio e Botafogo fecham a rodada no Olímpico.

Gustavo Setti

Um comentário:

  1. Parabéns Gustavo !
    Você redige muito bem e seu texto esta impecável !
    Garoto de futuro.

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
A obra "Saiu é nossa" de Gustavo Setti e Cássio Toledo foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.